Neologismos

- Aproximem-se! Não sejam tímidos, vocês são privilegiados espectadores da mais "escapilovérica" inovação na área da sapataria. Aposto que jamais viram "parabimboca" igual ou mesmo "supatiaram" em tão surpreendente peça de uso indispensável.


Assim bradava um mestre da oratória, tão mestre que criava termos num piscar de olhos, ou melhor, num gaguejar de palavras. Forçado por sua profissão, camelô, a convencer os transeuntes da inestimável necessidade de possuir suas mercadorias, vez por outra tomava emprestado do lado direito do seu cérebro (conhecido por ser o lado da criatividade) palavras cujos significados desafiavam os mais letrados que ali se encontravam ou até mesmo árcades convictos.

- "Confortadores" para seus calçados. Aposto que ninguém aqui gosta de chegar em casa a noite "estapifado" pelo dia de trabalho e vê um pé cheio de "adricotados" calos. É péssimo! Mas usando este produto, pode ter certeza que você vai eliminar estes episódios de seus dias. Não importa qual seja seu sapato, use estes "confortadores" e torne seus passos mais agradáveis.

Não se podia negar a sensacional arte de persuasão que aquele indivíduo exercia aos que davam ouvidos aos seus argumentos, os quais estavam voltados agora para a queima de grande estoque dos "confortadores". Não se atrevesse tirar dúvidas com ele quem estivesse apenas com poucos tostões no bolso, pois dali sairia sem nada e convencido da boa aquisição que fizera.

Explicava sobre a importância do produto, da garantia, do preço baixo e usava até o marketing da natureza protegida. Segundo ele, o material ali usado era de fonte reciclada e assim atraia os ambientalistas de plantão.

- E serve pra qualquer tipo de sapato mesmo? Alguém questionara.

- Serve sim. Veja só a "amaciedade", a consistência do material. Prove só ai pra o senhor ver como muda. E pra o senhor que é casado, pois estou vendo uma aliança ai no dedo, é melhor levar dois pares se não desejar ter briga em casa hoje, e ser classificado de egoísta. Não vai querer... Querer... "sudativar" uma oportunidade destas, né?

Eu que não me disponho a questioná-lo sobre seus produtos. Do jeito que a coisa está preta é preciso cuidar-se.

- Ei você ai que está me olhando faz tempo. Venha cá experimentar um.

- Eu? Não, não!

Fui.

Nenhum comentário: